...

Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação, em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos.

O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual.
Em portadoras da SOP, porém, esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes maior do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso.
A portadora da síndrome ovula com menor frequência e tem ciclos, em geral, irregulares.
Como diagnosticar a Síndrome dos Ovários Policísticos
O diagnóstico baseia-se em critérios estabelecidos em consenso entre a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e a Sociedade Europeia de Reprodução Humana, sendo realizado quando se encontram ao menos dois dos seguintes critérios:
Oligo ou anovulação crônica.
Hiperandrogenismo e/ou hiperadrogenemia (aumento de androgênios no sangue).
Presença de ovários micropolicísticos na ultrassonografia.
Além disso, é necessário que doenças que apresentam sintomas semelhantes sejam excluídas, como tumores produtores de androgênios, hiperplasia adrenal congênita de forma tardia e síndrome de Cushing.
É possível também realizar exames para excluiGr estas alterações. De maneira geral, encontra-se o hormônio LH maior que o FSH, o que não é comum no ciclo regular, além dos níveis dos androgênios e da insulina aumentados. Já o ultrassom identifica os ovários repletos de folículos que não se romperam, ou a imagem de microcistos. Mas é válido excluir alterações da tireoide, da adrenal e da prolactina.

Tratamento
Muitas mulheres só descobrem que têm o problema quando tentam ter filhos e não conseguem. Quando a Síndrome dos Ovários Policísticos é a única causa de infertilidade do casal, são pacientes que, em geral, apresentam bons resultados em ciclos de fertilização in vitro (FIV), pois têm maior número de folículos, óvulos coletados e embriões formados do que pacientes sem SOP.
No entanto, elas podem responder demais à medicação e apresentar, por isso, desconforto, característico de hiperestímulo dos ovários. Assim, o tratamento das pacientes portadoras desta síndrome deve ser individualizado e extremamente criterioso.
O tratamento ideal pode variar de acordo com o quadro clínico de cada paciente. No caso da infertilidade, o especialista pode indicar a fertilização in vitro, especialmente quando existem outras causas de dificuldade para engravidar, além da ovulação comprometida.
O tratamento da SOP baseia-se em regularizar o ciclo menstrual, reduzir hirsutismo/hiperandrogenismo, induzir ovulação em quem deseja ter um filho, reduzir peso, praticar exercício físico e eliminar fatores de risco para diabetes e doença cardiovascular.
Prevenção da SOP
A SOP não pode ser prevenida, mas quanto mais precoce for o diagnóstico, menor será a chance de complicações futuras.
Já na adolescência podem ser notados os sinais desta síndrome e por isso, além dos fatores hereditários que podem prenunciar o surgimento futuro da doença (mãe e irmãs), deve-se estar atento à obesidade, à quantidade de pelos no corpo e ao padrão menstrual alterado, geralmente longo, alterações estas que podem ser notadas pelos pais.
Entre as causas mais frequentes de infertilidade está o fator ovulatório, e a SOP é a mais comum. Conclui-se, então, que o diagnóstico precoce pode evitar as complicações, entre elas a infertilidade.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será a cura ou o equilíbrio da doença. A Síndrome dos Ovários Policísticos deve ser diagnosticada e tratada já na adolescência, devido às complicações reprodutivas, metabólicas e oncológicas que podem estar associadas a ela.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
woman-baby

Locais de atendimentos

Joinville

Rua Abdon Batista, 47, Conj. 301 - Centro - Joinville

Blumenau

Rua Pref. Frederico Busch Junior, 124 Ed. CISO - 05 andar - Garcia

Balneário Camboriú

Av. Osmar Douza Nunes , 330 - sala 02 - Pioneiros , Balneário Camboriú

plugins premium WordPress
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.