Síndrome dos ovários policísticos: causas, sintomas e tratamento.


Muitas mulheres têm dúvidas sobre o que são ovários policísticos e como isso AFETA a fertilidade. Vamos falar sobre as principais dúvidas e mostrar de que forma você pode tratar e o que deve ser feito, caso você esteja nessa situação.

A doença dos ovários policísticos foi inicialmente descrita por Stein e Leventhal em 1935, associando pela primeira vez o achado de ovários policísticos, já descritos na literatura médica pelo menos 100 anos antes, com alguns sinais e sintomas, como amenorreia (falta de menstruação por mais de três meses), infertilidade, acne, hirsutismo (aumento de pelo) e obesidade.

A Síndrome dos Ovários Policísticos também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários, fazendo com que eles aumentem de tamanho. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de microcistos nos ovários.

Estima-se que 15% das mulheres em idade reprodutiva apresentem a Síndrome dos Ovários Policísticos, uma das principais causas da infertilidade feminina.

Na reprodução assistida, este grupo de pacientes merece tratamento individualizado. Por um lado, apresentam em geral bons resultados em ciclos de fertilização in vitro (FIV), com maior número de folículos, óvulos coletados e embriões formados, do que pacientes sem SOP. Entretanto, apresentam um risco aumentado de complicações relacionadas à Síndrome da Hiperestimulação Ovariana (SHO), levando à necessidade de muita atenção na escolha do protocolo, dose de gonadotrofina e no manejo da estimulação ovariana controlada.

Frente a tudo isso, considera-se o estudo da SOP um dos tópicos mais importantes da endocrinologia reprodutiva feminina. Entretanto, apesar de muito investigada, sua definição ainda é controversa e há aspectos fisiopatológicos ainda desconhecidos.

 

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos

Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação, em virtude de desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos.

O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual.

Em portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal. A disfunção pode levar à secreção de hormônios masculinos (androgênios) em excesso.

A portadora da síndrome ovula com menor frequência e tem ciclos, em geral, irregulares.

 

Síndrome dos ovários policísticos estatísticas

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio endócrino mais comum na mulher em idade reprodutiva. É encontrada em 80% dos casos de hiperandrogenismo (aumento do hormônio masculino) em mulheres, afetando 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, segundo os critérios da NIH – National Institute of Health –, podendo ser identificada em cerca de 30% a 40% das pacientes com infertilidade e 90% das pacientes com ciclos irregulares. Sua prevalência abrange em torno de 15% das mulheres em idade reprodutiva (dependendo do critério diagnóstico adotado).

 

Diagnósticando a Síndrome dos Ovários Policísticos

O diagnóstico baseia-se em critérios estabelecidos em consenso entre a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e a Sociedade Europeia de Reprodução Humana, sendo realizado quando se encontram ao menos dois dos seguintes critérios:

  • Oligo ou anovulação crônica.
  • Hiperandrogenismo e/ou hiperadrogenemia (aumento de androgênios no sangue).
  • Presença de ovários micropolicísticos na ultrassonografia.

Além disso, é necessário que doenças que apresentam sintomas semelhantes sejam excluídas, como tumores produtores de androgênios, hiperplasia adrenal congênita de forma tardia e síndrome de Cushing. 

É possível também realizar exames para excluir estas alterações. De maneira geral, encontra-se o hormônio LH maior que o FSH, o que não é comum no ciclo regular, além dos níveis dos androgênios e da insulina aumentados. Já o ultrassom identifica os ovários repletos de folículos que não se romperam, ou a imagem de microcistos. Mas é válido excluir alterações da tireoide, da adrenal e da prolactina.

 

Causas da Síndrome dos Ovários Policísticos

Causa permanece desconhecida, pois são inúmeras as situações que podem levar à anovulação crônica. Estudos recentes sugerem que as alterações têm início na fase fetal.

Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo         (níveis excessivos de insulina circulante no sangue), e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise e nas suprarrenais e produz maior quantidade de hormônios masculinos.

 

Genética e hereditariedade

Acredita-se que a SOP tenha caráter hereditário, possibilidade confirmada por muitas publicações científicas. Foi observado este diagnóstico entre irmãs e alterações metabólicas em irmãos destas pacientes que, mesmo sendo do sexo masculino, apresentaram alterações laboratoriais idênticas às das irmãs com esta síndrome. Filhas e irmãs de mulheres com SOP têm 50% mais de chance de desenvolver este problema.

 

Sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos

Grande parte da dificuldade do entendimento da Síndrome dos Ovários Policísticos se deve a um quadro clínico que pode apresentar várias combinações de sinais, sintomas e marcadores laboratoriais.

Os impactos da síndrome podem ir muito além dos ovários, ao causar uma desordem no organismo e afetar a saúde com um todo.

Principais sintomas

  • Irregularidade menstrual: na forma de amenorreia (ausência de menstruação), oligomenorreia ou sangramento uterino disfuncional. A grande maioria só menstrua com a utilização de progesterona ou com uso de anticoncepcionais hormonais.
  • Hirsutismo: bastante frequente e decorre do hiperandrogenismo. É a presença de pelos grossos em locais tipicamente masculinos.
  • Obesidade: ocorre em mais de 50% dos pacientes com SOP. Definida por IMC maior do que 30. A deposição de gordura é tipicamente central.
  • Acne, seborreia, alopécia frontal: pele oleosa, com formação de acne facial e seborreia, e alopécia androgênica (calvície frontal) tipicamente masculina (sinal mais raro).
  • Queda de cabelo: A produção desregulada de hormônios masculinos é uma das causas da queda de cabelo em portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos. Mulheres que apresentam alterações capilares pela SOP também percebem seus fios opacos, quebradiços, finos e com frizz. Confira uma matéria completa sobre esse sintoma clicando aqui.
  • Acantose nigricans: é um sinal clássico de resistência insulínica. É uma lesão cutânea espessa, pigmentada e aveludada, que pode estar presente nas axilas, nuca, abaixo das mamas, face interna das coxas e vulva.
  • Infertilidade: como grande parte dessas pacientes apresenta anovulação, acaba apresentando infertilidade, sendo a principal causa de infertilidade por fator ovulatório (até 75%). Além disso, essas mulheres têm um maior índice de abortamento, provavelmente devido à resistência à insulina.
  • Hiperandrogenia: é aumento dos níveis de andrógenos circulantes. O exame mais sensível é a dosagem da testosterona livre, aumentada em 70% nas pacientes com SOP. Dosagem de testosterona total acrescenta pouco ao diagnóstico, mas quando > 150–200 mg/dL, é sugestivo de tumores produtores de andrógenos.
  • Dores: causam dores pois os ovários ficam aumentados podendo causar desconforto em algumas pacientes. De certo modo considera bom os ovários policísticos para realização da Fertilização In Vitro. Atualmente tem se mais conhecimento no modo de manipular as portadoras de SOP evitando a Síndrome do Hiperestimulo e ao mesmo tempo conseguindo um número maior de óvulos. Confira mais sobre esse sintoma clicando aqui.
  • Síndrome metabólica: a síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco cuja coexistência em uma mesma paciente aumenta muito o risco de que, futuramente, esta mulher desenvolva diabetes mellitus, ou doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Seu diagnóstico é muito simples, podendo ser feito por exame físico e alguns exames laboratoriais básicos. Para que exista a síndrome, é necessário coexistirem ao mesmo tempo três dos cinco fatores listados abaixo:

  • Circunferência da cintura maior ou igual a 88 cm
  • Pressão arterial maior ou igual a 130 x 85 mmHg
  • Glicemia de jejum maior ou igual a 100 mg/dl
  • Triglicerídeos em níveis maiores ou iguais a 150
  • HDL (colesterol bom) em níveis menores ou iguais a 50

Existe uma relação estreita desta condição clínica com reprodução humana, pois mulheres que tenham a SOP apresentam várias características semelhantes à síndrome metabólica.

Mulheres com SOP têm quase sempre alterações metabólicas associadas com resistência à insulina, tais como aumento dos hormônios androgênicos, que levam a intolerância à glicose (aumento da glicemia), acúmulo central de gordura (aumento de circunferência da cintura), aumento de pressão arterial e alterações nos lipídios plasmáticos (triglicerídeos e HDL). Ou seja, exatamente os fatores envolvidos na síndrome metabólica.

A obesidade, caracterizada por índice de massa corporal acima de 30 kg/m2, muito comum em mulheres com SOP, acentua ainda mais as características da síndrome, tanto do ponto de vista da síndrome do ovário policístico, como da síndrome metabólica.

Mulheres com SOP e síndrome metabólica têm a fertilidade alterada basicamente por fatores ovulatórios (anovulação), como é tradicional nos casos de síndrome do ovário policístico. Entretanto, neste grupo de mulheres há características particulares de disfunção metabólica que requerem especial atenção do especialista que está tratando a subfertilidade associada.

Há evidências científicas inequívocas de que a obesidade em si já é um fator de subfertilidade. Estas mulheres, além de maior dificuldade para engravidar, quando conseguem, sofrem uma série de riscos adicionais, como aumento da possibilidade de aborto precoce, diabetes mellitus gestacional, doença hipertensiva na gravidez (pré-eclâmpsia) e risco de vida para o recém-nascido.

 

Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Muitas mulheres só descobrem que têm o problema quando tentam ter filhos e não conseguem. Quando a Síndrome dos Ovários Policísticos é a única causa de infertilidade do casal, são pacientes que, em geral, apresentam bons resultados em ciclos de fertilização in vitro (FIV), pois têm maior número de folículos, óvulos coletados e embriões formados do que pacientes sem SOP.

No entanto, elas podem responder demais à medicação e apresentar, por isso, desconforto, característico de hiperestímulo dos ovários. Assim, o tratamento das pacientes portadoras desta síndrome deve ser individualizado e extremamente criterioso.

O tratamento ideal pode variar de acordo com o quadro clínico de cada paciente. No caso da infertilidade, o especialista pode indicar a fertilização in vitro, especialmente quando existem outras causas de dificuldade para engravidar além da ovulação comprometida.

O tratamento da SOP baseia-se em regularizar o ciclo menstrual, reduzir hirsutismo/hiperandrogenismo, induzir ovulação em quem deseja ter um filho, reduzir peso e fatores de risco para diabetes e doença cardiovascular.

Tratamento da infertilidade: devido às alterações hormonais, essas mulheres passam a ovular menos ou de maneira inadequada, e por isso podem ter dificuldade em engravidar. Das causas de infertilidade, o fator ovulatório ocupa um lugar de destaque, e 75% devem-se a esta síndrome.  

Quanto à infertilidade, afastados outros fatores, a primeira conduta é a perda de peso em pacientes obesas (a perda de 5% do peso corporal já pode normalizar a função ovariana, regularizando o ciclo menstrual ovulatório).

A obesidade está associada a maior risco de aborto e diminuição do sucesso nos tratamentos.

 

Como aumentar as chances de gravidez

Os tratamentos devem ser escolhidos de acordo com o perfil e a prioridade da paciente. Entretanto, não devem ser deixados de lado os riscos de complicações futuras causadas pela doença. Os problemas estéticos são importantes e devem ser medicados com drogas específicas, como no caso do hirsutismo e da acne. O acompanhamento por especialistas em medicina estética pode ser bastante útil.

A escolha do tipo de medicamento vai depender do objetivo da paciente. Se ela não quiser ter filhos, apresentar irregularidade menstrual e pelos em excesso, os anticoncepcionais poderão ser uma boa escolha. Muitos deles contêm na fórmula substâncias antiandrogênicas (anti-hormônio masculino) chamadas ciproterona. Outros medicamentos com esta finalidade são espironolactona, finasterida, eflornitina (creme de aplicação local que reduz a quantidade de pelos) e por último a flutamida, perigosa pelo seu efeito agressivo ao fígado.

Quando há o desejo de se ter filhos, a opção é a FIV. Pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos apresentam taxas de sucesso semelhantes às que não têm a síndrome. Entretanto, há um risco aumentado para SHO –Síndrome do Hiperestímulo Ovariano –, um conjunto de sinais e sintomas que aparecem em pacientes de fertilização in vitro que têm uma resposta exacerbada ao tratamento de indução da ovulação.
Algumas pacientes têm uma “alta resposta” ao estímulo hormonal, produzindo mais do que 20 óvulos em um único ciclo. Para se aumentar as chances de gravidez deve-se atentar aos itens a seguir.

 

Modificações no estilo de vida

Mudar o estilo de vida envolve cuidados com a dieta, atividade física, tabagismo e controle de estresse. A resistência insulínica é fator central na SOP. Assim, uma das principais orientações que se deve dar às pacientes obesas ou com sobrepeso relaciona-se à perda de peso.  

 As gonadotrofinas são medicações utilizadas para estimular os ovários. Gonadotrofinas são hormônios que atuam nas gônadas femininas (ovários) e masculinas (testículos), estimulando a produção de estrógeno, progesterona e testosterona. As duas principais gonadotrofinas são o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).

A principal dificuldade no manejo da SOP durante a hiperestimulação ovariana controlada é determinar o protocolo e a dose das gonadotrofinas para se obter uma resposta adequada e evitar Síndrome do Hiperestímulo Ovariano.

 

Tratamento da resistência à insulina

Estas drogas aumentam a sensibilidade do organismo à insulina, o que resulta na diminuição deste hormônio, dos androgênios, restauração dos ciclos menstruais ovulatórios, diminuição das chances de aborto e diabetes gestacionais, além da própria diminuição do peso.
A droga mais utilizada para este fim é a metformina. Os seus efeitos benéficos podem demorar meses para ser percebidos, mas a paciente não deve desanimar, pois este tempo de espera é normal. Este medicamento pode produzir efeitos colaterais desagradáveis como diarreia, náuseas e flatulência (gases). Entretanto, uma nova formulação de liberação lenta, administrável em dose única com três comprimidos no jantar, reduz os efeitos mínimos indesejáveis.

 

Regularização do ciclo menstrual

Em relação à FIV, o uso de anticoncepcionais previamente à estimulação tem como objetivo programar o tratamento em período adequado, reduzir a secreção de FSH endógeno na fase lútea e propiciar maior homogeneidade de coorte folicular inicial, reduzir a dose de gonadotrofinas utilizadas, prevenir a formação de cistos ovarianos funcionais após introdução do agonista de GnRH e evitar luteinização precoce em ciclos com antagonista do GnRH (os análogos são drogas que simulam o hormônio, atuando nos receptores desses hormônios, podendo se comportar como se fosse o próprio hormônio – agonista – ou que ocupam os receptores do hormônio e bloqueia a ação desse hormônio – antagonista).

 

Combate do hiperandrogenismo

O tratamento do hiperandrogenismo pode ser feito com medicamentos que diminuem a produção de andrógenos (como os anticoncepcionais) ou que bloqueiam sua ação (substâncias antiandrogênicas).

 

Conclusão

A SOP é uma síndrome complexa que tem várias possíveis origens, sendo uma delas a resistência à insulina. Por isso o foco do tratamento deve ser o combate a esta alteração. Muitas pesquisas têm sido direcionadas com o objetivo de avaliar outros fatores determinantes, como ambientais e genéticos, que poderão ter influência direta nesta doença.

 

Preservação da fertilidade – prevenção da SOP

A SOP não pode ser prevenida, mas quanto mais precoce for o diagnóstico, menor será a chance de complicações futuras.
Já na adolescência podem ser notados os sinais desta síndrome e por isso, além dos fatores hereditários que podem prenunciar o surgimento futuro da doença (mãe e irmãs), deve-se estar atento à obesidade, à quantidade de pelos no corpo e ao padrão menstrual alterado, geralmente longo, alterações estas que podem ser notadas pelos pais.

Entre as causas mais frequentes de infertilidade está o fator ovulatório, e a SOP é a mais comum. Conclui-se, então, que o diagnóstico precoce pode evitar as complicações, entre elas a infertilidade.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será a cura ou o equilíbrio da doença. A Síndrome dos Ovários Policísticos deve ser diagnosticada e tratada já na adolescência, devido às complicações reprodutivas, metabólicas e oncológicas que podem estar associadas a ela.

O melhor tratamento preventivo é uma dieta alimentar equilibrada e um estilo de vida saudável.

Procure um especialista

O acompanhamento por especialistas pode, não apenas ajudar a identificar a doença, como também auxiliar no tratamento, principalmente para mulheres que desejam engravidar. 

Voltar



Comentários




king

17/09/2018 12:39
cc20180917

mbt shoes

pandora jewelry outlet

toronto blue jays jerseys

new york mets jerseys

coach outlet

nike cortez

gucci handbags

north face outlet

michael kors outlet

air max 90

canada goose sale

ugg outlet

nike zoom

polo ralph lauren outlet online

coach factory outlet

louboutin shoes

christian louboutin outlet

supra shoes

kate spade bags

kevin durant shoes

nike air max

swarovski crystal

tory burch outlet online

birkenstocks

kate spade handbags

birkenstock shoes

moncler outlet

nike free 4.0

adidas yeezy boost

ugg boots

air more uptempo

dr martens outlet

pandora jewelry

christian louboutin outlet

mulberry bags

pandora charms sale clearance

dr martens

dr martens boots

nike shox

fred perry polo

coach outlet

cheap nfl jerseys

ecco shoes

fitflops

louis vuitton handbags

jordans

pandora jewelry

oakland athletics jerseys

lebron james shoes

cheap nfl jerseys

coach outlet

coach factory outlet

supreme new york

pandora charms

uggs

moncler outlet

coach outlet

hermes handbags

uggs

birkenstock shoes

ralph lauren outlet

adidas outlet

cartier outlet

cincinnati reds jerseys

cheap jordans free shipping

birkenstock sandals

pandora charms sale clearance

supreme clothing

ralph lauren sale clearance

north face jackets

michael kors outlet clearance

ysl handbags

michael kors

fitflops sale

fendi handbags

moncler outlet

ugg boots

michael kors outlet

pandora jewelry

adidas shoes

canada goose jackets

ray ban sunglasses

jordan shoes

moncler outlet

coach outlet store online

kate spade

tampa bay devil rays jerseys

coach factory outlet online

christian louboutin outlet

oakley sunglasses

christian louboutin outlet

canada goose outlet

pandora charms

nfl jerseys wholesale

nike air presto

pandora charms sale

toms outlet

air jordans

canada goose outlet

mulberry outlet

michael kors

kate spade handbags

michael kors outlet

fitflops

uggs outlet

coach outlet

fitflops

pandora outlet

uggs outlet

michael kors outlet

nike outlet

adidas yeezy boost

nike basketball shoes

nike air max 1

nike cortez

burberry outlet canada

adidas originals

adidas shoes

florida marlins jerseys

adidas yeezy

air max 2018

ralph lauren outlet

kobe bryant shoes

asics shoes

adidas nmd

seattle mariners jerseys

nike outlet online

michael kors outlet

pittsburgh pirates jerseys

nike huarache

uggs outlet

adidas superstar

salvatore ferragamo shoes

nike react shoes

pandora jewelry

pandora jewelry

discount oakley sunglasses

oakley sunglasses

michael kors outlet canada

nike air max 95

ray ban sunglasses discount

michael kors outlet clearance

cheap mlb jerseys

yeezy boost

nike shoes for men

michael kors handbags

kate spade outlet store

jimmy choo outlet

moncler outlet

canada goose outlet

ugg outlet

coach outlet

coach outlet

ugg boots

cheap jordan shoes

coach factory outlet

nike huarache

yeezy boost

cheap nike air max

los angeles angels jerseys

cheap oakley sunglasses

christian louboutin

canada goose outlet

asics outlet

moncler outlet

cheap jordans

canada goose

coach factory outlet

ecco shoes

kate spade outlet store

chicago white sox jerseys

nike outlet

birkenstock outlet

ugg outlet

supreme clothing

ralph lauren outlet

canada goose outlet

converse outlet store

ralph lauren sale clearance

pandora store

ysl outlet

ray ban sunglasses

cheap jordans

kate spade

coach outlet store online clearances

ralph lauren uk

coach outlet

canada goose outlet

canada goose sale

fred perry

air max 2018

michael kors handbags

los angeles dodgers jerseys

louis vuitton outlet online

nike air max

salomon shoes

coach outlet

coach factory outlet

philipp plein outlet

canada goose outlet

uggs outlet

hermes birkin

coach factory outlet

timberland outlet

louboutin shoes

christian louboutin

mulberry handbags

ray ban sunglasses

coach

underarmour shoes

coach outlet

prada outlet

moncler jackets

jimmy choo outlet

supra shoes

yeezy boost 350

houston astros jerseys

swarovski outlet

canada goose jackets

uggs

vans store

christian louboutin shoes

cheap jordans

canada goose

oakley sunglasses

canada goose outlet

pandora jewelry

birkenstock outlet

coach outlet

ralph lauren

louis vuitton outlet store

louis vuitton

michael kors outlet clearance

tory burch outlet

louboutin shoes

oakley sunglasses outlet

louis vuitton outlet

timberland boots

fitflops sale clearance

polo ralph lauren outlet

coach outlet

coach outlet

coach factory outlet

nike shoes

michael kors outlet online

michael kors outlet online

coach outlet

yeezy 350 boost

pandora outlet

ralph lauren outlet

burberry outlet

ugg outlet

oakley sunglasses

tory burch outlet

mont blanc pens

ecco shoes

canada goose

uggs outlet

kate spade outlet

nike outlet online

moncler outlet

longchamp handbags

jordan shoes

adidas nmd

adidas yeezy

baltimore orioles jerseys

oakley sunglasses

minnesota twins jerseys

coach outlet store

red bottom shoes

kate spade outlet

kate spade handbags

lacoste polo shirts

canada goose sale

coach factory outlet

fitflops sale clearance

canada goose jackets

coach factory outlet

texas rangers jersey

fitflops

pandora charms

converse all star

uggs outlet

converse shoes

jordan shoes

uggs outlet

timberland boots

adidas shoes

cheap ray bans

salvatore ferragamo shoes

coach factory outlet

nike tessen

columbia shoes

air jordan shoes

adidas yeezy

michael kors outlet online

air max 2019

louis vuitton

coach outlet store

coach factorty outlet

uggs outlet

louis vuitton outlet online

coach handbags

pandora charms

pandora charms

pandora outlet

coach outlet store

moncler jackets

pandora

timberland boots

kate spade

uggs outlet

polo ralph lauren outlet

canadian goose

coach factorty outlet

nike shoes

vans shoes

polo outlet

salvatore ferragamo

coach outlet online

coach canada

reebok shoes

michael kors outlet

air max 97

moncler outlet online

nike store

atlanta braves jerseys

tiffany and co

adidas nmd

toms outlet

adidas shoes

ugg outlet

coach outlet

ugg outlet

red bottoms shoes

fitflops sale

kate spade outlet

longchamp handbags

uggs outlet store

adidas campus

ugg outlet

adidas outlet

jimmy choo

michael kors outlet

coach outlet store

moncler jackets

canada goose outlet

canada goose outlet

coach outlet

michael kors outlet

longchamp outlet

adidas stan smith

pandora charms

colorado rockies jerseys

birkenstock sandals

coach outlet

uggs outlet

coach factory outlet

cheap jordans

uggs

michael kors outlet clearance

ugg boots

coach outlet

yeezy boost

kate spade outlet

birkenstock sandals

pandora charms sale clearance

kansas city royals jerseys

ugg outlet

fitflops sale clearance

adidas

canada goose jackets

nike air more money

pandora charms

ralph lauren outlet

canada goose jackets

hermes bags

uggs canada

moncler

new balance shoes

polo outlet

prada handbags

coach outlet online

ugg outlet

adidas outlet

ugg outlet

pandora jewelry

nike shoes

canada goose

pandora outlet

kate spade outlet

air jordan shoes

coach outlet online

coach canada outlet

jordan retro 11

new balance outlet

nike outlet

arizona diamondbacks jerseys

nike outlet

canada goose outlet

coach outlet

coach canada outlet

nike air max 87

kate spade bags

nike air max shoes

nike free run

kate spade outlet store

kate spade outlet

coach factorty outlet

nike shoes

cheap jordans for sale

michael kors outlet

coach factory outlet

nike outlet store

hermes outlet

timberland boots

adidas nmd shoes

ralph lauren sale

canada goose outlet

coach factory outlet

cheap oakley sunglasses

michael kors outlet

canada goose jackets

rolex watches

pandora charms

gucci outlet

nike air max

coach outlet

ralph lauren outlet

birkenstock

canadian goose

louis vuitton outlet

fake rolex

tiffany outlet

cristiano ronaldo jerseys

san diego padres jerseys

kobe shoes

michael kors outlet online

pandora jewelry official site

valentino shoes

timberland boots outlet

uggs canada

rolex watches

fitflops

ugg boots

ugg boots

polo outlet store

michael kors outlet

coach outlet

coach outlet store

coach factory outlet online

jordan retro

kate spade outlet

hermes handbags

pg 2

longchamp outlet

coach factory outlet

oakley sunglasses

mont blanc

hermens bags

coach outlet store

nmd adidas

ralph lauren

nike air max outlet

ralph lauren outlet

milwaukee brewers jerseys

red bottoms

jordan shoes

toms shoes

uggs outlet

tiffany and co

ralph lauren sale clearance

michael kors outlet

kate spade handbag

air max 2017

cheap jordan shoes

harden vol 1

christian louboutin

pandora jewelry

adidas shoes

philipp plein shirt

jordan shoes

jordans

coach outlet

oakley sunglasses

jordan shoes

uggs outlet store

kate spade bags

columbia sportswear

timberland boots

coach outlet

ultra boost

adidas outlet

kate spade handbags

canada goose outlet

michael kors handbags

timberland outlet

ralph lauren uk

polo ralph lauren outlet

nike dunks

canada goose outlet

coach factory outlet

hermes handbags

nike shoes

mulberry uk

ecco shoes for men

nike outlet

adidas superstar

tory burch outlet

michael kors outlet

pandora jewelry outlet

birkenstock sandals

moncler outlet

canada goose outlet

coach outlet

pandora jewelry

cleveland indians jerseys

kyrie 4 shoes

replica watches

kate spade handbags

moncler outlet

kate spade handbag

air jordans

nike zoom

dansko shoes

nike air max zero

adidas yeezy boost

adidas shoes

pandora jewelry

air max 97

supreme clothing

ecco outlet

pandora jewelry official site

skechers shoes

mlb jerseys

cc20180917


Responder





Receba artigos e notícias da Clínica Fertilizar

Central de Atendimento
(47) 3027-4848 | 3027-4849
Joinville: Rua Abdon Batista, 47, Conj. 301 - Centro - Joinville
Blumenau: Rua Dr. Luiz de Freitas Melro, 395 - sala 708 - Edifício Columbia Center – Centro - Blumenau
Balneário Camboriú e Itajaí: Av. Cel. Marcos Konder, 1207, 11 andar , Sala 115 – Centro – Itajaí
Dr. Salomão Nassif Sfeir Filho
CRMSC 5240

Copyright © 2014. Todos os Direitos Reservados à Fertilizar.
Desenvolvido por VEG Digital