Infertilidade Masculina


Infertilidade Masculina

Os estudos realizados a mostram que de 10% a 15% dos casais que desejam engravidar apresentam algum tipo de infertilidade. Por muito tempo, os problemas de infertilidade eram atribuídos às mulheres e somente há poucos anos passaram a fazer parte do universo masculino. Muito possivelmente esta seja a razão pela falta de informação sobre a infertilidade masculina.

Hoje, as taxas de infertilidade masculina e feminina são similares, em torno de 40% para cada grupo, sendo os 20% restantes devido a algum motivo comum do casal. A melhor conduta para diagnóstico de infertilidade é sempre encaminhar o casal para avaliação médica, preferencialmente com urologistas, no caso masculino.

Diagnóstico bem feito é fundamental. A função do sistema reprodutor masculino é produzir e transportar os espermatozóides. Alterações deste sistema podem reduzir a quantidade, a movimentação, a forma e a capacidade de fertilização dos espermatozóides. As principais causas que encontramos para explicar estes problemas são: varicocele, processos infecciosos, exposição a toxinas, fatores genéticos, alterações hormonais e obstrução dos ductos de transporte. Além disso, boa parte dos homens com alteração no sêmen não tem qualquer motivo identificável que a explique.
Varicocele, azoospermia, processos infecciosos e disfunções hormonais são praticamente as causas de infertilidade masculina. Outra constatação indiscutível é que o uso de anabolizantes pode acabar com a produção dos espermatozoides, e o uso excessivo de drogas como maconha, cocaína e álcool compromete sua qualidade.

O espermograma ou análise do sêmen é, até hoje, o mais importante exame para averiguar a capacidade reprodutiva dos homens, pois avalia de uma só vez a quantidade e, de certa forma, a qualidade do espermatozoidepara fertilizar um óvulo. Infertilidade masculina não significa a  impossibilidade definitiva de ter filhos, mas é preciso receber um diagnóstico bem feito antes de tomar qualquer atitude.

Após esta leitura, leia também:

http://www.clinicafertilizar.com.br/puncao-testicular

http://www.clinicafertilizar.com.br/reversao-de-vasectomia

http://www.clinicafertilizar.com.br/correcao-de-varicocele

http://www.clinicafertilizar.com.br/criopreservacao-de-esperma

http://www.clinicafertilizar.com.br/biopsia-testicular

http://www.clinicafertilizar.com.br/azoospermia

http://www.clinicafertilizar.com.br/espermograma

http://www.clinicafertilizar.com.br/teste-de-fragmentacao-do-dna-espermatico

 







Receba artigos e notícias da Clínica Fertilizar

Central de Atendimento
(47) 3027-4848 | 3027-4849
Joinville: Rua Abdon Batista, 47, Conj. 301 - Centro - Joinville
Blumenau: Rua Dr. Luiz de Freitas Melro, 395 - sala 708 - Edifício Columbia Center – Centro - Blumenau
Balneário Camboriú e Itajaí: Av. Cel. Marcos Konder, 1207, 11 andar , Sala 115 – Centro – Itajaí
Dr. Salomão Nassif Sfeir Filho
CRMSC 5240

Copyright © 2014. Todos os Direitos Reservados à Fertilizar.
Desenvolvido por VEG Digital