Endometriose X Imunidade

A endometriose, mesmo quando leve, pode afetar negativamente a fertilidade. Ainda mais importante, a endometriose afeta  a fertilidade de muitas maneiras diferentes, embora seus efeitos na função tubária normal pareçam ser os mais importantes.

As investigações que tentam explicar porque os pacientes com endometriose frequentemente sofrem de infertilidade sugeriram que:

  • Suas trompas de falópio podem funcionar de maneira anormal, devido à adesão ou cicatrização resultante da endometriose que invade as trompas (a chamada infertilidade tubária)
  • A função ovariana pode ser afetada adversamente quando as lesões de endometriose invadem os ovários, possivelmente resultando em reserva ovariana diminuída e qualidade do óvulo  abaixo da média
  •  A endometriose pode liberar substâncias tóxicas que podem prejudicar os embriões e / ou sua   capacidade de implantação
  • Pacientes com endometriose podem ter um risco maior de aborto, diminuindo suas chances de nascidos vivos

 

Endometriose: como é classificada? - Art Fértil

Finalmente, pode haver um fator imunológico envolvido na endometriose. Dr.Salomão Nassif relata sobre a possível associação de  autoimuidade  e endometriose, sugerindo que a endometriose, de fato, pode ser uma doença autoimune. Agora é amplamente aceito que o sistema imunológico, de fato, desempenha um papel importante na infertilidade associada à endometriose

Como a endometriose afeta as taxas de sucesso da fertilização in vitro?

A endometriose parece afetar   negativamente a Fertilização In Vitro, desde a redução do número de óvulos no momento da recuperação até uma qualidade inferior dos óvulos e menores taxas de implantação e gravidez. No entanto, a maioria das pacientes com endometriose ainda será capaz de conceber com FIV.

“Infertilidade inexplicada” pode ser endometriose?

A endometriose geralmente se apresenta inicialmente como “Infertilidade inexplicada” , um diagnóstico no qual a Clinica Fertilizar não acredita. Muitos estudos na literatura apontam para características semelhantes de pacientes e em mulheres com endometriose e mulheres com infertilidade inexplicada. Eles também apresentam perfis imunológicos semelhantes.

Na maioria dos casos da chamada “infertilidade inexplicada”, podemos identificar uma causa real da infertilidade realizando testes diagnósticos apropriados, embora o diagnóstico correto de endometriose possa ser difícil. O diagnóstico correto, é claro, é o primeiro passo para o planejamento bem-sucedido do tratamento de fertilidade.

 

Dicas de nutrição para a fertilidade
Infertilidade conjugal – o fator masculino
Temas atuais na reprodução assistida
Importância da genética na infertilidade conjugalinfertilidade conjugal
Preservação da Fertilidade
Posso engravidar se tenho Endometriose?
Entendendo o Ciclo Menstrual da Mulher
Coleta dos Óvulos
Preparo do Sêmen com Espermatozóide para Inseminação
A inseminação intra Uterina
Preparo Longo e Estimulação para Fertilização in Vitro