Há ainda um peso grande em cima de mulheres que desejam ter um filho. Mas A infertilidade masculina é o motivo de cerca de 40% dos casos de infertilidade entre os casais. Um número significante. Os exames necessários devem ser feitos em ambos, com a finalidade de diagnosticar os possíveis problemas e encontrar as soluções de tratamento e o método para fertilização.
O principal exame que reflete o potencial masculino para a reprodução é o espermograma. Esse exame, mesmo com resultado normal, não é prova definitiva de fertilidade do homem: apenas mostra seu potencial (falaremos mais abaixo, sobre as causas que podem colaborar para a infertilidade masculina).
Para sabermos mais a fundo os fatores da fertilidade masculina, precisamos analisar mais a qualidade dos espermatozoides. Pois, para que aconteça a fertilização do óvulo, o espermatozoide precisa ter uma série de propriedades: formato oval, movimentos direcionados, reconhecer e aderir ao óvulo e, posteriormente, penetrar no seu interior para fertilizá-lo.
Conheça mais sobre a infertilidade masculina e os tratamentos disponíveis:
Como é a avaliação de capacidade dos espermatozoides?
O potencial de fertilização masculino depende da integração de todas as propriedades que citamos acima para o espermatozoide, que contribuem para sua competência. Além disso, ao entrar pelo útero e trompas, o espermatozoide sofre uma série de modificações capazes de torná-lo apto para fertilizar o óvulo. Essas mudanças recebem o nome de capacitação espermática e sem ela, a fecundação não seria possível.
As causas de infertilidade masculina podem ser classificadas didaticamente em:
- Pré-testiculares (genético, hormonal);
- Testiculares (varicocele, infeccioso, criptorquidia);
- Pós-testiculares (obstrutivos, imunológicos).
Estas, podem ser divididas percentualmente:
ETIOLOGIA | % |
VARICOCELE | 20-40 |
INFECÇÃO | 15 |
OBSTRUÇÃO | 10 |
CRIPTORQUIDIA | 5-10 |
HORMONAL | 5 |
IMUNOLÓGICO | 5 |
GENÉTICO | 5 |
IDIOPÁTICO | 25 |
Quais os fatores de risco para a infertilidade masculina?
Como falamos antes, mesmo que o espermograma esteja em valores normais, são muitas situações, incluindo as relacionadas à hábitos que interferem na saúde, são também fatores que colaboram para a infertilidade masculina.
Algumas situações que podem resultar na infertilidade masculina são:
- Tabagismo;
- Beber álcool;
- Usar certas drogas ilícitas;
- Estar acima do peso;
- Estar severamente deprimido ou estressado;
- Ter certas infecções passadas ou presentes;
- Estar exposto a toxinas;
- Superaquecimento dos testículos;
- Trauma nos testículos;
- Ter feito uma vasectomia ou cirurgia abdominal ou pélvica;
- Ter uma histórico de testículos que não desceram;
- Nascer com um distúrbio de fertilidade ou ter um parente de sangue com um distúrbio de fertilidade;
- Ter certas condições médicas, incluindo tumores e doenças crônicas, como doença falciforme;
- Tomar certos medicamentos ou passar por tratamentos médicos, como cirurgia ou radiação, usados no tratamento do câncer.
Quais os tratamentos para a infertilidade masculina?
Mesmo que uma causa exata não esteja clara, poderá ser recomendado tratamentos ou procedimentos que resultarão na concepção.
Os tratamentos para infertilidade masculina incluem:
Cirurgia
Em caso de varicocele, por exemplo, ela pode ser corrigida cirurgicamente ou um ducto deferente obstruído pode ser reparado. Vasectomias anteriores podem ser revertidas.
Nos casos em que não há espermatozoides presentes na ejaculação, eles podem ser recuperados diretamente dos testículos ou do epidídimo usando técnicas de recuperação de espermatozoides.
Tratamento de infecções
O tratamento com antibiótico pode curar uma infecção do trato reprodutivo, mas nem sempre restaurar a fertilidade.
Tratamentos para problemas de relações sexuais
Medicação ou aconselhamento podem ajudar a melhorar a fertilidade em condições como a disfunção erétil ou a ejaculação precoce.
Tratamentos hormonais e medicamentos
Poderá ser recomendado a reposição hormonal ou medicamentos nos casos em que a infertilidade é causada por altos ou baixos níveis de certos hormônios ou problemas com o modo como o corpo usa hormônios.
Reprodução Assistida
Os procedimentos envolvem a obtenção de espermatozoides através da ejaculação normal, extração cirúrgica ou de indivíduos doadores, dependendo do seu caso e desejos específicos.
Os espermatozoides são então inseridos no trato genital feminino, ou usados para realizar fertilização in vitro ou injeção intracitoplasmática de espermatozoides.
É comum, após algum tratamento feito, que o médico peça um novo espermograma, a fim de detectar se houve melhora para o caso do tratamento, quando é o fator de infertilidade masculina, sendo impactado. Porém, quando os resultados de análises dos espermatozoides indicam de fato a infertilidade do homem, a solução mais indicada para o sucesso de uma gestação, é a fertilização in vitro.