Dicas de alimentação para a fertilidade do homem

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os homens devem se preocupar de forma igual as mulheres com a infertilidade, já que partilham da mesma porcentagem em chances de terem problemas em fertilidade. Por isso, o casal tentante deve cuidar de sua saúde como um todo, sem deixar o peso dos cuidados para um ou para outro.

Um dos problemas com relação à saúde do homem, já começa, além de hábitos de vida, que os homens não possuem o hábito de fazerem exames de forma frequente para monitorarem a qualidade de sua saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 31% dos homens não fazem check-up todos os anos.

Já falamos aqui sobre dicas de alimentação para a fertilidade da mulher. E agora, chegou a hora de indicarmos as melhores substâncias que podem colaborar em um aumento da fertilidade do homem.

Continue acompanhando!

Como alguns alimentos podem afetar a fertilidade do homem?

Assim como a fertilidade na mulher, a do homem também pode ser prejudicada por um conjunto de hábitos de vida. Alguns deles, são seguidos no modo já automático, como uma alimentação com excesso de substâncias prejudiciais à saúde.

Para os homens, dietas ricas em carne vermelha, carne processada, derivados da soja, batatas, laticínios integrais, cafeína, chás, refrigerantes e doces podem diminuir a qualidade do sêmen.

Além disso, a exposição ambiental aos contaminantes como alimentos ricos em metais pesados e elementos tóxicos, como o bisfenol A (BPA) encontrado em plásticos também podem estar associados a infertilidade.

Em que consiste uma dieta saudável?

Uma dieta saudável consiste em equilibrar nutrientes, se alimentando de substâncias que enriqueçam as células. São fluídos, como água, macro e micronutrientes e quantidade adequada de calorias, assim como gorduras boas para o organismo.

É essencial mudar o padrão alimentar para uma dieta saudável (frutas, verduras, peixes, grão integrais).

Uma dieta saudável colabora para:

  • melhora da concentração dos espermatozoides;
  • melhora a contagem total dos espermatozoides;
  • melhora a motilidade progressiva dos espermatozoides;
  • melhora a morfologia dos espermatozoides.

 

Quais suplementos vitamínicos são indispensáveis para colaborar na fertilidade do homem?

 

Vitamina C: previne dano no DNA, aumenta testosterona, aumenta concentração de FSH, aumenta motilidade dos espermatozoides.

Fontes: vegetais verde escuros, frutas cítricas (acerola, laranja, limão)

Vitamina E: melhora da concentração dos espermatozoides, melhora a motilidade progressiva dos espermatozoides, melhora a viabilidade dos espermatozoides.

Fontes: óleos vegetais, oleaginosas.

Zinco: auxilia na espermatogênese.

Fontes: ostra, carnes, leguminosas (deixar de molho por 12-24h com limão e vinagre).

Selênio: auxilia na espermatogênese, diminui danos testiculares.

Fontes: oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju).

l-carnitina: melhora da concentração dos espermatozoides, melhora a morfologia dos espermatozoides, melhora a motilidade progressiva, melhora a movimentação inicial dos espermatozoides.

Fontes: carne bovina e suína, bacalhau, frango.

Coenzima q10: melhora a contagem total, motilidade e concentração dos espermatozoides.

Fontes: Brassicas (couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, acelga, rabanete), alho, oleaginosas.

Vitamina D: melhora a contagem total, motilidade e concentração dos espermatozoides.

Fontes: nata do leite, peixes (sardinha, salmão, atum), gema do ovo.

 

Fitoterápicos:

Panax Ginseng (ginseng coreano): melhora a disposição, melhora a morfologia, motilidade e concentração dos espermatozoides.

Mucuna Pruriens (mucuna): melhora concentração e motilidade do espermatozoide, inibe prolactina, melhora capacitação e transporte do espermatozoide.

Trigonella Foenum Graecum (ferro grego): melhora motilidade do espermatozoide, aumenta testosterona, IH e FSH.

Withania Somnifera (ashwagandha): melhora concentração e motilidade espermatozoide, aumenta volume seminal, aumenta testosterona e diminui cortisol.

 

Deve-se cuidar também com os alimentos abaixo:

  • Chá de hibisco: diminui a contagem dos espermatozoides;
  • Café: diminui volume, concentração e contagem dos espermatozoides e, está associado com aneuploidia (mutação cromossômica) e quebra de DNA, aumenta o tempo para engravidar.
  • Cúrcuma Longa (suplementação): diminui morfologia, viabilidade, motilidade e contagem de espermatozoides – efeito momentâneo.
  • Bebida Alcóolica: risco maior de aborto e natimortos na FIV (fertilização in vitro), aumento do espessamento cortical, diminuição do transportador de dopamina estriatal e cortical, diminuição das concentrações de beta-endorfina hipotalâmica. Pode aumentar agressividade, hiperatividade e ansiedade. Pode aumentar também atenção e medo.

 

Ao tentarem algumas vezes uma gestação, e não terem sucesso, é necessário buscar auxílio médico, caso o casal deseje dar continuidade ao planejamento familiar.

 

Explore mais posts

Fertilidade Feminina

Epigenética

Vários casais se deparam com dificuldades de conceber. Dentre os possíveis fatores da infertilidade, encontram-se a baixa quantidade e qualidade dos óvulos, os quais podem

Endometriose

O mistério que envolve a endometriose

A Endometriose, provavelmente, é a condição mais “misteriosa” na prática ginecológica: Não entendemos o que causa a endometriose. Não sabemos se representa apenas uma variante

Receba em seu email todas as notícias da Clínica.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Responsável Técnico: Dr. Salomão Nassif Sfeir Filho PhD CRM/SC 5240 | CRM/SP 33.101 | RQE 2407 / 2408 | Clínica Fertilizar – 2021