...

Teste de Fragmentação do DNA espermático

A fragmentação do DNA do espermatozoide

A fragmentação do DNA do espermatozoide é um novo exame comprovado cientificamente, que detecta alterações genéticas nos espermatozoides, influenciando nas taxas de gravidez, que poderiam justificar os casos antes classificados de esterilidade sem causa aparente (ESCA).

As pesquisas mostram que altos níveis de fragmentação estão relacionados ao insucesso gestacional. Curiosamente, mesmo os espermatozoides morfologicamente normais e móveis podem apresentar alto nível de fragmentação – o que não exclui a possibilidade de fecundação normal, mas reduz o número de gestações e dobra o número de abortos (falhas de implantação).

A fragmentação do DNA do espermatozoide pode resultar de múltiplos fatores, como dieta, uso de drogas, febre alta, temperatura testicular elevada, poluição, fumo, varicocele e idade avançada. Com exceção da idade, a exposição a esses fatores pode ser transitória, com uma melhora da fragmentação do DNA com o decorrer do tempo.

A capacitação espermática nos orienta sobre o prognóstico do melhor tratamento a ser adotado em relação a tratamentos laboratoriais, como a inseminação artificial e fertilização in vitro.

A imunologia do sêmen indica a presença de anticorpos – ante espermatozoides – e fenômenos de autoimunidade, justificando as possíveis falhas dos tratamentos adotados.

Bioquímica seminal nos dá informações de alterações de cada órgão do aparelho reprodutor masculino.

A presença de radicais livres possibilita o tratamento com agentes antioxidantes, melhorando as taxas de fertilização.

Citologia de células germinativas e não germinativas, como diagnóstico diferencial de células imaturas de espermatozoides e bactérias, auxilia no possível tratamento infeccioso.

Este espermograma qualitativo é vantajoso também como fator prognóstico ao sucesso do tratamento de super-ICSI. A aplicação deste método em pacientes com falhas prévias de implantação demonstrou que a integridade morfológica do espermatozoide está positivamente associada à taxa de gravidez. A fragmentação do DNA espermático, realizado em nossos espermogramas, é uma das possíveis causas para essas falhas. Segundo um estudo realizado por dois laboratórios europeus, concluiu-se que a super -ICSI fornece altas taxas de gravidez e baixas taxas de aborto precoce, especialmente em casos com grau alto (>40%) e moderado (30-40%) de fragmentação de DNA espermático.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
woman-baby

Locais de atendimentos

Joinville

Rua Abdon Batista, 47, Conj. 301 - Centro - Joinville

Blumenau

Rua Pref. Frederico Busch Junior, 124 Ed. CISO - 05 andar - Garcia

Balneário Camboriú

Av. Osmar Douza Nunes , 330 - sala 02 - Pioneiros , Balneário Camboriú

plugins premium WordPress
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.