Clínica Fertilizar

Check up da fertilidade | Clínica Fertilizar

Check up da Fertilidade

Check-up Fertilidade Feminina

Este é um serviço da Clínica Fertilizar para as mulheres acima de 25 anos que desejam postergar a gravidez. A maternidade é algo desejado pela maioria das mulheres; no entanto, planejar este momento é fundamental para que uma gestação futura aconteça de forma segura e tranquila.

Estudos comprovam que uma mulher de 40 anos tem chance 80% menor de ser mãe quando comparada a uma de 35, que está no auge reprodutivo.

Muitas mulheres usam apenas anticoncepcionais como estratégia de planejamento familiar. No entanto, só passam a se preocupar com suas reais condições de fertilização quando decidem ter filhos.

Como especialista em Medicina Reprodutiva, tenho a missão de descobrir precocemente se existe queda, por motivo que não seja idade, na chance natural de gravidez. A resposta vem com uma série de exames, de sangue e imagem, que fazem uma estimativa da reserva ovariana. A partir do resultado, geralmente mostrando que não há alteração, vamos ajudar a mulher a planejar sua gravidez, lembrando que a fertilidade tende a diminuir com o passar dos anos.

O Dr. Salomão sugere que seja realizada uma dosagem sérica do Hormônio Anti-Mülleriano (HAM), produzido pelas células da granulosa dos ovários.

Através deste exame, pode-se estimar se a quantidade de óvulos está acima, na média ou abaixo do esperado para a idade da mulher. Assim, é possível estimar a longevidade reprodutiva de pacientes com ou sem infertilidade, tornando-se uma valiosa ferramenta no planejamento pessoal e profissional da mulher moderna.

Com a dosagem sérica do HAM é possível avaliar, também, se há uma possível falência ovariana, condição que dificulta a realização dos tratamentos de reprodução assistida, além de possibilitar um diagnóstico precoce, sugerindo a necessidade de preservar a fertilidade através de congelamento de óvulos, por exemplo.

Checkup fertilidade masculina

A fertilidade masculina pode depender, em grande parte, de fatores modificáveis como dieta, estilo de vida, hábitos sexuais e exposições ocupacionais. Em alguns casos, modificações simples podem aumentar a fertilidade masculina. Outras causas de redução da fertilidade masculina podem precisar de medidas corretivas mais extensas.

Siga estes passos para ajudar a aumentar a contagem de esperma e a saúde geral, bem como aperfeiçoar suas chances de aumentar a fertilidade masculina:

Minimize as interferências físicas e químicas na fertilidade
Certos hábitos ou exigências de trabalho e escolhas de vestuário podem causar interferências físicas na fertilidade masculina. A temperatura, a exposição a toxinas ambientais e certos hábitos de vestuário podem reduzir a fertilidade.

Evite roupas muito justas
Roupas íntimas ou calças apertadas, roupas esportivas ou trajes de banho de materiais de elastano/lycra e roupas térmicas que cortem a circulação para a área da virilha podem interferir na fertilidade masculina por prejudicar a produção de espermatozoides ou enfraquecer a qualidade do esperma. Os testículos devem ficar um grau abaixo da temperatura corpórea. Por isso, sendo termostáticos, com o frio tendem a aumentar a temperatura.

Tome antioxidantes em abundância
Pesquisas mostram que, ao seguir uma dieta rica em antioxidantes, você pode ser capaz de aumentar a contagem de esperma, elevando assim o potencial de fertilidade masculina. Vitaminas C e E, glutationa e coenzima Q10 têm sido conhecidas por ajudar a tratar a infertilidade masculina.

Tente comer uma variedade de frutas e legumes coloridos, bem como cereais integrais, proteínas magras e laticínios com pouca gordura para ter uma melhor variedade de nutrientes e ajudar a aumentar a fertilidade.

Realizar o exame de espermograma

Culturalmente a mulher tem o hábito de ir mais vezes ao médico, preventivamente. Já o homem tende a fazê-lo em casos extremos. Para prevenir a fertilidade masculina, o Dr. Salomão recomenda que por volta dos 20 anos o homem faça um exame de espermograma, garantindo um diagnóstico precoce de alteração espermática e evitando a infertilidade severa no futuro.

PRÉ-AGENDAR CONSULTA

Agende sua consulta para saber quais são os procedimentos mais adequados para você.