Clínica Fertilizar

Azoospermia | Clínica Fertilizar

Azoospermia

O que é azoospermia?

Os problemas de fertilidade, que preocupam a maioria das mulheres, também causam receio em muitos homens que têm o sonho de ser pais. Um dos problemas de subfertilidade masculina que mais preocupa os homens é a azoospermia, a ausência de espermatozoides no sêmen.

A azoospermia deve ser detectada por exame de laboratório, o espermograma. O diagnóstico correto é muito importante, uma vez que quase 30% dos homens ditos com azoospermia na verdade não são azoospérmicos.

O que pode acontecer é que algumas vezes os espermatozoides somente aparecem no exame após centrifugação do sêmen. Outra possibilidade é a de homens que precisam fazer mais de uma coleta, pois há casos em que o espermatozoide está presente em apenas uma delas. Portanto, o diagnóstico só pode ser dado se após dois ou mais espermogramas não for detectada a presença de espermatozoides, mesmo com a centrifugação da amostra.

Causas da azoospermia

Vários fatores podem ser responsáveis pela origem da azoospermia, entre eles problemas endócrinos ou estruturais, doenças como infecções e maus hábitos de vida. Em muitos casos, a azoospermia pode ser idiopática (sem causa conhecida). Conheça as principais causas da azoospermia:

  • Problemas endócrinos (hormonais) – Desregulação dos hormônios, aumento na produção de prolactina.
  • Problemas estruturais – Obstrução dos canais deferentes (tubos que transportam o esperma).
  • Anomalia cromossômica (Síndrome de Klinefelter).

PRÉ-AGENDAR CONSULTA

Agende sua consulta para saber quais são os procedimentos mais adequados para você.